segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bloco dos Sujos, PEÇANHA / MG, Uma Cidade Sorrindo!


Aconteceu no PEÇANHA / MG / BRASIL,  O Centro do Universo!
Seguinte: “A Troça Carnavalesca, Segura (o samba) Q’eu Deixo,  Bloco dos Sujos”, mui+ conhecida como Bloco dos Sujos, sai do jeito q pode, do jeito q dá...entende-se, por isto, sai bem! http://folhasecasmaxasamarelas.blogspot.com/2011/04/e-assim-nasceu-troca-carnavalesca.html(histórico do Bloco) 
Há 2 anos o Berna (redator deste blog e um espécie de líder fundador do Bloco) tenda fotografar e “filmar” o dito cujo. O ano passado saiu td escuro, mas o Beto sobrinho do Berna fotografou e aí se teve várias fotos boas e outras + ou menos, tiradas pelo, então fotografo oficial do Bloco, Robson (sobrinho do Berna)! http://folhasecasmaxasamarelas.blogspot.com/2012/02/bloco-dos-sujos-2011.html (fotos do ano passado) 
Este ano o Robson iniciou sua carreira de ritmista, tamborim, e n fotografou.
Em 2012 adquiriu-se uma lanterna, para o nosso: “luz, câmara, ação"! A luz falhou, o iluminador (Ronaldo) caiu na folia, de lanterna na mão, a câmera (Hamilton /Branco) funcionou e a ação como sempre, foi beleza (!) mas nestes gestos iniciais, de dois anos pra cá, ficou faltando algo na reportagem fotográfica, quem está nas fotos (?), o nome das personagens principais do Bloco dos Sujos, as (os) folionas (ões)!
Entonces, povo do PEÇANHA, mandem os nomes delas (es) pru Berna! É possível se reeditar a legendas das fotos (numeradas), q  estão no álbum do "Picasa" e q podem ser acessadas, aqui no blog, no cantinho à esquerda, na parte de cima da página.
Clique no meio da foto, o álbum  vai abrir, clique no canto direito, na parte cima em “Tela Inteira”. Na parte debaixo de “Tela Inteira” vc poderá controlar a velocidade de apresentação dos slides ou menos fazer a exibição manualmente, através dos botões ali existentes.
Ao final deste texto vem escrito:”comentários”, clique ali e escreva, foto número tal, fulano, ciclano e beltrano. Logicamente isto n impede outros comentários, sirvam-se!

Trajeto do Arrasto e Numeração das Fotos:

ü      De 25 a 45 – casa da Ray (Presidente, Eminência Parda, Relações Públicas do Bloco e Diretora Administrativa da Bateria);

ü      A foto 46 já é na Avenida, em frente o edifício São domingos, n colocamos o número “47”;

ü      De 48 até 57 é a concentração, mui descontraída, na Rua Dr. Carlos Cunha (Dr. Carrin), em frente a Casa da Ray;

ü      De 58 até a 67 – fotos do trajeto da casa da Ray até a Avenida, cujo trajeto é o seguinte:

o       Saída na Rua Carlos Cunha, em frente à Casa da Ray;

o       Virada a esquerda, pegando-se a Rua João Afonso de Paula (ao lado da Casa da Tereza Gandra);

o        Vira-se a direita, sobe-se numa reta só: Rua José Correia Braga (Ti Zé Braga, q foi um big bonequeiro e marcador de quadrilha) em frente à Pça do Fórum, depois a Rua do Soca (nome popular) até o final;

o       No final do Soca, vira-se a direita, na Rua Julieta Carlinda (Rua da Casa do Juarez Vieira, q faleceu no Carnaval passado);

o       No final da Rua do Juarez, vira-se a esquerda, pegando-se a Avenida Getulio Vargas, em frente à Pça da igreja, que depois passa a se chamar Tiradentes, onde tem o coreto e um jardim;

o       Em frente ao Coreto é o final do Arrasto.

ü De 68 até 82 – são as fotos tiradas na Avenida.

            Seguinte, possivelmente este “roteiro” deve ter erros, ao reconhecê-los, please, conterrâneas (os), dêem um toque pru Berna! (em “Comentários”)
            Editei 3 vídeos, um do ensaio de algumas pessoas, q compuseram a bateria, outro pequenininho, de momentos antes do Bloco sair, estes dois vídeos (filmagem) foram feitos pelo Berna. O terceiro vídeo foi “filmado” pelo Hamilton / Branco e têm várias tomadas bem interessantes.





            Clique onde está escrito “youtube”, no canto esquerdo, lado debaixo do vídeo, depois quando este abrir no “Youtube”, clique no retângulo em linha interrompida, no canto direito, do lado debaixo do vídeo, “Tela Inteira”. No caso dos “filminhos” maiores: “Ensaio da Bateria B. Sujos – PEÇANHA / MG /BRASIL” e “Bloco dos Sujos PEÇANHA MG – Concentração e Arrasto 2012”, espere, respectivamente, 11:24 min e 16:48 min, para os vídeos carregarem, depois clique em replay e os veja sem interrupções, isto se vc n paga taxa de “Youtube” + veloz! KKK
             O “Bloco dos Sujos PEÇANHA MG – Concentração e Arrasto  2012”, apesar de ter algumas partes mal iluminadas, ficou mui bom, tanto pelas tomadas feitas pelo Hamilton / Branco, como também pelos participantes, Bonecos, Bateria, Seguradores(as) / Puxadores (as) de corda, “Comissão de Frente  /  Destaques /  Rainhas da Bateria”, Folionas / Foliões, q acompanharam o Bloco, desde os tradicionais, Escrotas (homens vestidos de mulher) e Coronéis (mulheres vestidas de homem) até as mais diversas fantasias, bonitas, coloridas e originais, teve-se ainda a presença de quem n acompanhou a “Troça”, mas  participou pra valer, com sorrisos, com espuma, fotografando!
            Caramba (!) puxou-se corda pra daná, mas valeu (!), soy se pedir desculpas a prima “Tereza do Ari” e outras da turma das “Gatosas”, pela corda as ter atingido!  Preparou-se uma corda exclusiva para elas, mas falhou!
            1º Seguinte: ta + ou menos contada a história linear (vertical) do “filminho”: “Bloco dos Sujos PEÇANHA MG – Concentração e Arrasto 2012” e aí vc vai falar igual o Sinfrônio: “Uai (!), mas vc já contou a história, pra q eu vou ver o vídeo!”.
            2º seguinte: são as histórias horizontais, as relações entre as pessoas, q fazem à história linear (vertical) acontecer, enfim no “filminho” vc vai deparar 1001 histórias horizontais, 1001 relações horizontais, lindas, líricas, q se enfeixam em cada momento e levam o Bloco pra frente, fazem o Arrasto dos Sujos!  Só vendo (!) e é mui gostoso de se ver!
            Texto, fotos e vídeos juntos, cremos, dão o recado da alegria do Bloco.
            É  S’eo Carlos(!) Itabira virou só um retrato na parede, doído no coração, pq n teve (no seu tempo) um Bloco dos Sujos. O PEÇANHA, “que em mim habita” (Saramago), aparece, quando chega o Carnaval (lágrimas)!  

Um grande beijo em quem for beijável! Um grande abraço em quem for abraçável!
( como disse um dia meu amigo Cabo)


             

Nenhum comentário: