quarta-feira, 15 de junho de 2011

Entrevista da Lourde Andrade - 06

primeira  |  < anterior  |  próxima >  |  últimamostrando 49-58 de 118 
30/09/09
excluir

Lourdes 

f- Com certeza tem. O poeta não trabalha apenas com a melodia da língua, mas 
também com as imagens e cenas que lança a mente do leitor.


g - Gosto de tudo que é produzido pelo povo, minha cidade é rica da difusão da arte

 folclórica, temos os "Reis do Cacete, São Gonçalo, Festa de Reis, etc....
A música de cordel que mais gosto é: Cio da Terra. Conhece? É linda!


h- Aprecio tudo que é feito com amor, sabedoria e sensibilidade, sejam fotos, 

pinturas...Gosto de visualizar telas e tentar desvendar seus mistérios.....

i - Paisagem é o conjunto daquilo que vemos e sentimos. É o resumo da percepção, 

admiro a paisagem natural, apesar de saber que atrás dela possui interesses políticos 
ou econômicos na frente de outros interesses considerados relevantes como de 
pesquisa e preservação.

j- Viver já é uma poesia, me transmite emoções.
Como bem escreveu William Wordswort: A poesia é o "extravazar expontâneo de 

poderosos sentimentos".

6- A imagem que eu tenho de um vaqueiro, é com certeza a imagem do meu pai 

montado num burrão de cor cinza, todo equipado, chegando a tardinha, depois de
 um dia de labuta na fazenda.....


7- A imagem mais marcante que tenho gravada no coração foi quando senti minha

 filhinha recém nascida sugando o meu seio pela 1ª vez!

E a imagem mais triste que tenho gravada na retina foi o enterro da minha mãezinha. 

Aquele barulho de terra sendo lançada na cova é doído demais......

Berna, um beijo ou 2 totós! rsrsrssrsrsr
30/09/09
excluir

José Bernardino 

Lourdes!!

As perguntas seguintes, adaptadas da entrevista do Edgar, de uma outra forma, já 
foram feitas em outras entrevistas daqui da Comuna. Achei esta última seqüência 
interessante. Minha insistência com este tipo de pergunta, é pq acho q os (as) 
entrevistados se sentem bem em respondê-las e eu acho super gostoso ler as 
resposta, o q suponho, q tb aconteça com os (as) outros (as) leitores (as). Espero 
q tb seja do seu agrado!

Um grande abraço!

E viva a natureza?
1. Quando vc era pequena, o q + te impressionava: a água, o fogo, os ventos ou 

a terra?

2. Qual dos 4 elementos (água, fogo, ar e terra) vc simpatiza + (?) com qual vc + 

se identifica +?

3. Quais imagens vir-lhe-iam à cabeça e no coração, se uma pessoa amiga lhe 

convidasse:

a. Lourdes (!) vamos seguir no rumo norte?

b. Lourdes (!) vamos seguir no rumo leste?

c. Lourdes (!) vamos seguir no rumo sul?

d.Lourdes (!) vamos seguir no rumo oeste?

4. Qual a fruta q + gosta?

5. Qual o som da natureza, q + lhe agrada?

6. Qual o animal selvagem, n domesticado, q vc + aprecia? Pq?

7. Qual o animal doméstico de sua predileção? Pq?
01/10/09
excluir

Lourdes 

Respondendo ao Berna:

1-Quando criança, adorava tomar banho de chuva, nadar no riacho, pegar piabinhas. 

A água é o elemento da purificação, do amor e de todas as emoções....


2-Smpatizo e me identifico com o ar, elemento da respiração e o que nos liga a todo o

 resto do universo.


3-Rumo Norte: Me encantando com o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

Rumo Leste: Me adentrando na serra da Mantiqueira com suas cadeias montanhosas 

de beleza ímpar.

Rumo Sul: Eu em Gramado as margens do Lago Negro, admirando suas águas que

 tem uma coloração verde escuro, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam 
com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortências no verão,
 tendo ao meu lado um homão de bombachas, tomando um gostoso chimarrão.... 
Ave........... rsrsrsrrsrssr

Rumo Oeste: Só me lembra o Pantanal com suas plantas flutuantes....


4- A fruta que eu mais gosto é banana!!!!!!!

5- O som da madrugada num lugar bem tranquilo, onde só se ouve o cantar dos grilos.....

 ai o pensamento voaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!


6- Hipopótamo, porque ele odeia intrusos!

7- O animal doméstico que eu mais gosto é cachorro grande! Porque me transmite 

segurança... Tinha um lindo, mas adoeceu e teve que ser sacrificado...Choro até hoje
a falta do meu 'Piter".


+ um tantão de beijos!
01/10/09
excluir

José Bernardino 

É Sá (!) quanto + vc responde, + vontade me dá de perguntar! Kkkkkkk! Bom! Como
 já fiz as perguntas (faço as perguntas, depois o intróito, dá pro c?) vou tomar um 
cafezinho!

Beijão!

1.Vc mora em casa, com quintal, n?

2.Januária com certeza tem pinga da branca e da amarela, fale delas, por favor (?), 

vc toma uma, uma vez ou outra ou “bebe da branca, bebe da amarela, bebe de todas 
pra acabar com elas” ou só cheira, mas vai firme no tira gosto?

3.Quais as peças do artesanato regional, q mais gosta?

4.Prato preferido?

5.Música?

6.Um cheiro ou seria uma fragrância?

7.Qual dos cincos sentidos vc + gosta de usar?
02/10/09
excluir

José Bernardino 

Oia a água qui passarin num bebe, aí!

02/10/09
excluir

Lourdes 

Tu tá gostando de minhas respostas heim bixim? kkkkkkkkkkk

1-Minha casa tem um quintalzinho sim, onde posso respirar o ar fresco da manhã 

e ver a lua brilhar!


2-Apesar de morar na terra da pinga boa, eu não bebo...Pinga né? rsrsrsrsrsrsr
Januária é considerada a capital mundial da cachaça, a de melhor qualidade do 

mundo. O segredo está na umidade natural do solo e no clima do distrito de 
Brejo do Amparo. O município detém a produção da cana-de-açúcar desde o 
seu surgimento. São mais de trinta engenhos nas imediações do povoado. 
Parte da produção da cachaça é exportada para outros estados e para todos 
os países europeus e asiáticos, dado o alto grau de qualidade da cachaça 
ali produzida.
- CLAUDIONOR
Produzida na cidade de Januária, no norte de Minas Gerais, pela Casa Claudionor

 Carneiro, é uma cachaça forte, com 48% de álcool, mas seu breve estágio na 
madeira proporcionou um toque mais suave, levemente perfumado e harmonizado 
com o aroma de cana. Está seguramente entre as melhores cachaças brasileiras.
-CARIBÉ
Outra jóia da cidade de Januária. Antes de ser engarrafada foi armazenada em 

tonéis de umburana e, como sua famosa conterrânea, têm 48% do volume de 
álcool. É levemente perfumada, de sabor intenso e aveludado, guardando na 
memória notas aromáticas e gustativas da cana.
-INSINUANTE
O nome a precede. Insinua-se para os apreciadores. Seu rótulo amarelo, com 

o nome escrito em letras cursivas em vermelho desperta, senão paixão, pelo 
menos curiosidade. Mas é na boca que se revela realmente insinuante. O aroma
 da madeira e o doce da cana-de-açúcar aguçam as papilas, amortecem
 levemente a língua e liberam o calor. Uma cachaça verdadeiramente inspirada. 
Como as outras, tem também graduação alcoólica de 48º.
02/10/09
excluir

Lourdes 

VELHA JANUÁRIA
Mais uma preciosidade que apresenta a graduação máxima permitida às 

cachaças – 48% – apesar de pouco lembrar o álcool no aroma e sabor. 
Estão muito mais presentes na Velha Januária o doce sabor da cana e a
 madeira onde foi armazenada. Talvez seu nome seja um homenagem à velha
 escrava que deu origem à cidade.

JANUÁRIA ÚNICA
Imagine fazer uma cachaça, próximo ao cenário que inspirou o maior romance

 brasileiro de todos os tempos – Grande Sertões: Veredas – na cidade de 
Januária. Deve ser uma experiência única. Com certeza o bando de Riobaldo
 e Diadorim tomou cachaças artesanais fortes assim. Única tem 48% de teor 
alcoólico e é levemente amarelada. Sua rusticidade é amenizada pela 
madeira, dando-lhe toques mais aveludados. Mas no final percebe-se que 
está mais para Diadorim que para Riobaldo.
Cachaça Princesa Januária. Composta com caldo de cana de açúcar fermentado e

 destilado, armazenada em tonéis de umburana. Graduação alcoólica 46%vol.

JANUÁRIA:
Elaborada a partir de caldo de cana fermentado e destilado,
Do plantio da cana ao produto final, todo o processo é natural e passa por rigorozo

 controle de qualidade.


AMBURANA:
Produzida em Januária, a região tem a fama de produzir cachaças especiais. Essa

 verdade merece reforço: a região tem condições especialmente propícias ao
plantio e cultivo da cana de açúcar. A cana é cortada de modo e em tempos corretos 
sem o uso de queimadas, coisas que só o mineiro, criado e nascido na roça 
consegue fazer bem feito. O processo de fermentação é natural, sendo o fermento 
à base de fubá de milho, especialmente preparado. Daí o segredo para definir o 
sabor da legítima cachaça mineira.

E por ai vai....Velha Motinha, Dominante...etcccccc



3- Gosto de tudo que é feito de barro, pois lembra a minha infância na roça, 

onde minhas irmãs e eu fazíamos nossas bonecas de barro e quando alguma 
quebrava, faziamos o enterro com choro e tudo!
02/10/09
excluir

Lourdes 

O artesanato da região de Januária é passado de geração em geração como 
forma de sobrevivência. De origem indígena, tem características primitivas,
 conservando sua forma pura. A matéria-prima utilizada é extraída da natureza.
São utilizados barro (cerâmica utilitária e de adorno); fibras vegetais (cordas, 

balaios, peneiras, esteiras, cestas, redes, bolsas); madeira (carrancas.cadeiras,
miniaturas,pilão,gamelas, colher-de-pau); flandres ou folha de zinco (cuscuzeiros,
 copos, chaleiras); couro (arreios,selas, chapéus, indumentária de vaqueiro 
em geral); algodão (rendas).O artesanato pode ser encontrado na Casa do
 Artesão , Casa da Memória, Centro de Artesanato e Mercado Municipal.


4- Gosto de uma boa feijoada e não dispenso um suculento churrasco!


5-Gosto de músicas românticas, a minha preferida é "Eu sei que vou te amar" 

do Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Me dá uma saudade de um amor que 
se foi.......rsrsrsrsrrssr

6-Cheiro de homem macho!!!!!!!!


7- Gosto de usar o tato...Tateando aqui e acolá, uso o paladar, dou uma olhadela

 e sinto o cheiro gostoso e fico ouvindo sussurros de amor.....Uai!....Gosto de 
todos. Ô trem bão sô!

Um beijo meu queridissimo amigo...Te amo!
02/10/09
excluir

♥ROSELY;FÃ CLUBE 

LOURDE

estava internada(bronquite)porisso ainda nau fiz perguntas,
mas se prepare voltarei
bjussssssssssssss
02/10/09
excluir

Lourdes 

Amiga Rosely, fique à vontade para perguntar-me o que quiser!
Que Deus te cubra de bençãos! Te cuida!
Bjos.

Nenhum comentário: