quarta-feira, 30 de março de 2011

Um Suspiro, Dois Suspiro e é Só!

Seguramente uma espécie difícil de entrar em processo de extinção é a anta. Como tem anta neste país!
Se a democracia é difícil no nível partidário mais amplo, da cidade, do estado, do país, é difícil tb no âmbito + restrito, dos pequenos grupos. Basta se ter uma construção de algo e submetê-lo a uma gestão participativa, para se perceber isto!
O obvio nem sempre é tão obvio, um grupo, de teatro, musical, um bloco carnavalesco, uma equipe de futebol e outros projetos q vingam, são construções coletivas, embora quase sempre existam lideranças, q puxam a coisa pra frente e, às vezes, até carregam o piano. Estas construções coletivas quase nunca são vistas como tal, embora projetos coletivos só podem ser implementados coletivamente, daí, o obvio n ser tão obvio.
         Um músico pode ser ótimo, mas ele sozinho n se constitui em uma orquestra, mesmo um piano, q é um instrumento mui completo, tocado sozinho perde o colorido.
Ahaa (!), mas tem o pintor, o escultor, mas eles sozinhos n fazem sua arte acontecer, mas vá lá, q o principal deste tipo de construção, seja de uma só pessoa, mas nos outros casos, n(!).
Um maestro pode ser mui bom, mas ele precisa dos músicos, para exercer sua maestria e o produto final, música, n é só dele, nem tão pouco do compositor, que a compôs sozinho, aqui se fala da música som no ar, bem cultural intangível!
         O perigo é quando algum maestro, líder, mestre de bateria e congêneres, acham o processo de construção democrática cansativo, trabalhoso e parte pra tirania, aí a coisa funciona por uns tempos, depois a casa cai, ou melhor, a construção.
         É próprio de nossa cultura, se acreditar +, mas mui +mesmo, em construções comandadas por caudilhos, do q por lideres democráticos, somos um povo reprimido, portadores de uma repressão interna...ahha (!), mas tem uma repressão, q é do sistema, etc e tal...tem (!) há + 500 anos, tem (!) e nós a introjetamos e mesmo naquilo, q está sob nossa governança, n conseguimos ser democráticos (livres), projetamos, a culpa é do sistema, do outro...psicopatia!
         Agrava-se + a questão, quanto aquele (a) q n é maestro, nem líder, nem coisa parecida, tenta dar o golpe!
          Milhões de antas se digladiam no zoológico do big brother!
         No entanto é saudável q se filosofe, q se insista com a democracia, q mui vezes é acusada de falta de senso prático, pelo velho e perverso (no sentido literal) pragmatismo, q dá receitas, q jamais funcionaram!
         + uma vez, no entanto e ainda q a moral seja objeto da filosofia, n se deve cair da esparrela desta Senhora (dona), pois ela nada + é do q um conjunto de regras inventadas, por quem n as pratica, as classes dominantes e os (as) dominantes sem classe.
         Chamar os outros de anta foi um desvio moralista, desculpe-me! Desculpe-me tb as antas por ter usado seus nomes numa imagem pejorativa!
         Q cada um q saiba de si e de suas escolhas! Passarinho q engole pedra, sabe o cu q tem!

Nenhum comentário: